Aplicação de Tecnologias de “BLOCKCHAIN” na Segurança Patrimonial
Originalmente desenvolvida para proteção da criptomoeda Bitcoin, a tecnologia Blockchain se expandiu para diversas aplicações, incluindo a Segurança Patrimonial. Alguns usos do blockchain elevam as opções para melhoria na gestão de ativos e a Segurança. Vejamos algumas aplicações:
Cria registros imutáveis e transparentes de cada transação ou movimentação de um bem valioso. Cada vez que um item é transferido, vendido ou auditado, essa informação é adicionada ao blockchain. Isto torna possível por exemplo:
Verifica a origem e a autenticidade de bens valiosos, como obras de arte, joias e produtos de luxo.
Apresenta histórico completo de propriedade e transferência, facilitando auditorias e verificações e o bloqueio para venda ou falsificação.
Por ser imutável, o blockchain garante que uma vez que a transação é registrada, ela não pode ser alterada ou apagada.
Essa condição eleva a confiança dos stakeholders, pela obtenção de registros precisos e fidedignos. A acuracidade de controles servirá para que todas as partes envolvidas, desde fornecedores até clientes, tenham acesso a informações consistentes e verificáveis.
Permite a automatização com “Smart Contracts” (contratos autoexecutáveis) com termos de acordo escritos diretamente em linhas de código. Dentro do contexto da Segurança Patrimonial, estes contratos podem ser usados para:
Automação de processos de transferência de propriedade, garantindo que as transações sejam realizadas apenas quando todas as condições sejam atendidas.
Assegurar que pagamentos sejam liberados automaticamente apenas quando condições contratuais predefinidas sejam atendidas, mitigando riscos de fraudes.
Outra aplicação prática é a gestão de inventários: o Blockchain apresenta visão clara e em tempo real do status de cada item. Além de possibilitar:
Monitoramento Contínuo: Rastrear continuamente o local e o status dos bens, ajudando a prevenir perdas e roubos.
Redução de Erros: Minimizar erros humanos na contagem e rastreamento de inventário.
Se Integrado com IoT (Internet das coisas), aprimora o processo de rastreamento em Tempo Real com dispositivos que fornecem dados sobre a localização e o status de itens, que são registrados e rastreados continuamente (ponto a ponto) em toda a cadeia logística.
Cria alertas automatizados de Segurança quando um item é movimentado sem autorização.
Por tudo quanto foi abordado neste breve artigo, a tecnologia de Blockchain oferece uma camada adicional de proteção e transparência.
Ao implementar essas tecnologias, organizações podem melhorar significativamente a Gestão e a Segurança de seus ativos, e criar uma barreira extra de proteção contra fraudes, roubos e outras ações criminosas.
CURTIU ESSE CONTEUDO??
COMENTE, COMPARTILHE
ACADEMY by EYTAN MAGAL – APRENDER – ASSIMILAR – APLICAR
Responses