Segurança na hora de receber suas encomendas em domicílio: previna perdas, furtos e fraudes no recebimento de mercadorias compradas pela internet

Moradores de casas e condomínios convivem com diversos riscos de Segurança ao receber encomendas de compras realizadas pela internet em seus domicílios. Vejamos alguns deles:

Roubo de encomendas: Encomendas deixadas na porta ou na área comum do prédio podem ser roubadas por terceiros.

Fraude e entregas falsas: Criminosos podem se disfarçar de entregadores para obter acesso às residências.

Invasão de privacidade: Informações pessoais e de endereço podem ser obtidas por terceiros mal-intencionados, que podem usar esses dados para fins criminosos.

Danos ou perdas: Encomendas podem ser danificadas ou perdidas durante o processo de entrega.

Para mitigar riscos, é recomendável adotar alguns comportamentos preventivos:

Instalar câmeras de segurança na entrada da residência ou na área de recepção de encomendas do prédio pode ajudar a monitorar e registrar qualquer atividade suspeita.

Utilizar caixas de correio trancadas ou armários para encomendas com chave e/ou acesso controlado por senha, para garantir que as entregas não sejam facilmente acessíveis.

Fornecer instruções específicas ao entregador: para que deixe a encomenda em um local seguro ou com um vizinho de confiança.

Serviços de entrega com aviso prévio: Utilizar serviços de entrega que ofereçam notificações em tempo real sobre o status da encomenda e a hora prevista de entrega.

Verificação de identidade: Em prédios com portaria, assegurar que o porteiro verifique a identidade do entregador antes de permitir o acesso ao prédio.

Entrega em locais seguros: Optar por receber encomendas em locais seguros, como no trabalho ou em pontos de coleta específicos, em vez de diretamente em casa.

Monitoramento de vizinhança: Participar de programas de vigilância de bairro pode ajudar a monitorar atividades suspeitas e a prevenir roubos de encomendas.

Aplicativos e tecnologia: Utilizar aplicativos de monitoramento e tecnologia de smart home, como campainhas com vídeo, para controlar e supervisionar a entrega de encomendas.

E por fim, promover a proteção de dados e informações pessoais e de pagamento online, usando senhas fortes e autenticação de dois fatores.

Medidas como essas podem ajudar a reduzir significativamente os riscos associados ao comércio eletrônico e seu processo logístico de entrega de encomendas.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *