AEROPORTOS
Como rígidos processos garantem a sua Segurança?
Segurança é primordial em qualquer ambiente, especialmente em aeroportos, onde circulam milhares de pessoas, grande volume de bagagens e cargas de alto valor. Porta de entrada e saída internacional de pessoas e bens.
Muitos no entanto, desconhecem ou se incomodam com a rigidez dos processos de segurança. Em verdade, todos esses processos, são vitais e visam a proteção do próprio usuário do transporte aéreo, segurança das operações e das instalações e, em maior grau, até mesmo a segurança interna do país.
Sempre que um indivíduo é objeto de verificação, algo de suspeito está sendo averiguado.
A identificação de qualquer pessoa, é precedida da exigência de um documento com foto: no Brasil o RG e a CNH – carteira Nacional de Habilitação. Paralelamente, entram no processo a tecnologia de identificação e seus recursos amplamente conhecidos: biometria que avalia as impressões digitais, o mapeamento da retina e o reconhecimento facial.
Ao utilizar o terminal de um aeroporto, cada indivíduo é obrigado a atravessar um detector de metais, e suas bagagens são submetidas a uma inspeção com uso de uma máquina de Raios-X. Esses procedimentos são conduzidos de forma simultânea: enquanto o passageiro passa pelo detector, seus objetos pessoais são escaneados pelo Raio-X.
Itens suspeitos identificados durante a inspeção são removidos da bagagem ou retidos pela equipe da companhia aérea e posteriormente devolvidos ao proprietário.
Alguns objetos são inquestionavelmente proibidos pelo sistema de Raios-X, tais como:
- objetos cortantes em geral
- agulhas
- alicates de unha
- canivetes
- estilete
- facas
- pinças
- tesouras
A máquina de Raios-X possui a capacidade de identificar uma variedade de materiais, que são exibidos em diferentes cores no monitor.
Esses materiais são classificados em três categorias:
- Orgânicos,
- Inorgânicos e
- Metais.
Não apenas os metais levantam suspeitas durante a inspeção, uma vez que explosivos, por exemplo, geralmente consistem em substâncias orgânicas. Os operadores recebem treinamento específico para detectar qualquer tipo de item suspeito. Além disso, são utilizados equipamentos portáteis para inspeção de casos particulares, como notebooks, armários de armazenamento e bagagens sem acompanhamento.
Os aviões frequentemente transportam uma grande quantidade de carga além das bagagens dos passageiros. Essa carga também é submetida à inspeção por máquinas de Raios-X projetadas para esse fim específico.
Alguns aeroportos empregam cães farejadores altamente eficazes. Além disso, há sistemas de scanner destinados a checagem de bagagens suspeitas. Esses equipamentos são capazes de avaliar a massa/densidade do objeto e, se esses dados forem compatíveis com materiais de risco, o scanner emite um alerta.
Além das medidas adicionais, os procedimentos padrão também foram aprimorados. Tanto a Infraero quanto as empresas aéreas intensificaram as medidas de segurança. Como resultado, diversos itens são estritamente proibidos de serem transportados na bagagem de mão ou no avião.
- Materiais explosivos – munição, fósforos, pólvora, fogos de artifício.
- Armas – facas ou qualquer tipo de lâmina, spray de pimenta, armas de fogo.
- Recipientes pressurizados – tintas ou spray de cabelo, repelentes de inseto.
- Itens caseiros – alvejantes, solventes, perfume inflamável em recipientes de 473 ml ou mais.
- Venenos – inseticidas, veneno para rato, pesticidas.
- Corrosivos – ácidos desinfetantes, baterias de carro, desentupidor de esgoto ou mercúrio.
Para evitar problemas evite transportar materiais dentro da mala sem a devida verificação antecipada. Cheque com as autoridades do aeroporto, se os itens que estão em sua mala podem ser transportados.
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