Os Cinco “C” do Condomínio: Desafios e Soluções
Viver em condomínio oferece vantagens, como: segurança e compartilhamento de custos, mas também apresenta desafios únicos.
Dentre os principais fatores que podem gerar conflitos estão os cinco “C”: Criança, Cachorro, Cano, Carro e Correspondência.
Cada elemento dessa constelação de desafios, pode representar enormes problemas, mas com gestão adequada e bom senso, é possível alcançar uma convivência harmoniosa.
Crianças
O principal foco de reclamações é o Barulho: brincadeiras podem gerar ruídos que incomodam outros moradores, especialmente em horários inadequados.
Em áreas comuns ou garagens, as brincadeiras também podem representar riscos para a segurança dos pequenos moradores.
Atividades infantis podem resultar em danos a áreas comuns, como jardins, elevadores e móveis.
O Gestor em acordo com a assembleia de moradores, pode estipular locais para brincadeiras e, estabelecer horários específicos para permanência das crianças em áreas comuns.
Investir em equipamentos como playgrounds, reduz o risco de acidentes e danos.
Promover campanhas de educação e conscientização entre os pais sobre a importância de respeitar os vizinhos e cuidar das áreas comuns.
Cachorros
Os PETs frequentemente aparecem na lista de temas que geram descontentamento de moradores.
Os tutores dos cães, principalmente de raças menores e mais agitadas, devem realizar um adestramento destes “filhos de quatro patas”, para que não façam ruídos excessivos que incomodem os vizinhos. Conhecer o comportamento do animal, evitar que fique agitado ou triste em momentos de solidão (na ausência de seus donos), são dicas preciosas e preservam a paz dos demais moradores.
No quesito higiene, educação e cidadania vêm sempre em primeiro lugar: fezes e urina, comprometem a limpeza e a higiene do condomínio e devem ser recolhidas imediatamente.
Animais (de qualquer porte) soltos e sem supervisão são um risco para outros moradores, especialmente crianças e idosos.
Para a permanência de animais, o condomínio deve implementar regras claras, incluindo a obrigatoriedade de uso de coleiras e a proibição de deixá-los soltos.
Áreas específicas devem ser destinadas aos cãezinhos , onde possam brincar e se exercitar sem incomodar outros moradores.
Cano
Vazamentos: Podem causar danos às unidades e áreas comuns, além de gerar conflitos sobre a responsabilidade pelos reparos.
Entupimentos: Causam incômodos e podem resultar em altos custos para o condomínio.
Manutenção: A falta de manutenção preventiva pode agravar problemas de encanamento.
Algumas soluções para este velho problema, são relativamente simples:
Manutenção Preventiva: Estabelecer um cronograma regular de inspeções e manutenções nos sistemas hidráulicos do condomínio.
Definir responsabilidades: determinar claramente a responsabilidade por reparos em áreas privativas e comuns no regulamento interno.
Educação: Informar os moradores sobre a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos que possam causar entupimentos.
Carros
Disputas por vagas de estacionamento são comuns, especialmente quando há mais veículos do que espaços disponíveis.
Em condomínios grandes há ocorrências de excesso de velocidade nas garagens, com risco à segurança dos pedestres.
Emissão de gases e barulhos de motores podem incomodar moradores próximos às garagens.
Nestes casos, podemos implementar um sistema de rodízio ou sorteio para o uso das vagas que pode ajudar a distribuir os espaços de forma justa.
Realizar investimentos em sinalização e instalação de redutores de Velocidade
Incentivar os moradores a desligarem os motores enquanto esperam e a usarem o estacionamento de forma responsável.
Correspondências
Correspondências e encomendas podem ser extraviadas ou entregues incorretamente.
O acesso não autorizado à área de correspondência pode levar a roubos. A falta de organização no recebimento e distribuição podem causar confusões.
É necessário e mandatório, implementar um sistema de registro para o recebimento de encomendas, garantindo que sejam entregues corretamente aos destinatários.
Criar espaços seguros e acessíveis apenas aos moradores para a guarda de correspondências e encomendas.
Utilizar a imensa variedade de soluções tecnológicas, como aplicativos e sistemas de notificação para informar os moradores sobre a chegada de suas correspondências.
A Gestão condominial requer atenção aos detalhes e compromisso com a convivência harmoniosa.
Nossos cinco “C” são pontos críticos que demandam políticas claras, manutenção regular e, acima de tudo, esforço conjunto de todos os moradores para que se respeitem mutuamente e colaborem para um ambiente mais agradável para todos.
Com diálogo, regras bem estabelecidas e um espírito de comunidade, é possível superar esses desafios e garantir uma vida tranquila em condomínio.
CESAR RAMPANI – Coordenador ACADEMY by EYTAN MAGAL – 10.06.24
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